Atendimento: 75 3211 2999
Siga, Curta e Compartilhe! Instagram

Notícias | CSA

30 de junho de 2021

PROJETO EMPREENDENDO VIDAS NA ESCOLA

PROJETO EMPREENDENDO VIDAS NA ESCOLA

Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas”. (Steve Jobs).

 

 

O conceito defendido por Steve Jobs, com certeza, é um dos princípios que norteia todo trabalho docente e institucional que visa formar não pessoas capacitadas para marcar o “X” corretamente ou apenas para passar em processo seletivo. A visão do Colégio Santo Antônio é formar sujeitos conscientes, autônomos e capazes de gerenciar seu processo de formação profissional e, principalmente, pessoal, pois acreditamos que carreiras de sucesso só podem ser construídas por pessoas preparadas e determinadas para empreender sua rota e sua trajetória através da superação da resiliência e salvaguardando os valores morais, acima de tudo. Por isso, O Colégio Santo Antônio, através do componente curricular de Empreendedorismo, desenvolve o Projeto “Empreendendo Vidas na Escola” junto à 3ª série do Ensino Médio.

O Projeto nasceu em 2017 e visa orientar os alunos quanto a sua escolha profissional, uma vez que, esta torna-se um desafio para os adolescentes em virtude da proporção das consequências que ela poderá ter em sua vida.

O mercado pós-pandemia tornou-se ainda mais dinâmico e solicita novas posturas, rápida capacidade de decisão e adaptação. É urgente e vital que as instituições de ensino viabilizem meios e alternativas que possam preparar os estudantes para transpor as dificuldades e os desafios dos novos tempos.

Durante o Ciclo I, o colégio teve a honra e a satisfação de receber três excelentes profissionais que vieram nos prestigiar através de palestras repletas de inspiração, experiências, vivências pessoais e profissionais, bem como depoimentos motivacionais.

A primeira palestrante foi a educadora e administradora Keilla Lopes, doutora pela UNICAMP. Mestre em Administração pela UFBA. Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS. Graduada em Administração pela UEFS e, atualmente, professora do curso de Graduação em Administração da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Serrinha). Trabalhou por 15 anos diretamente no mercado financeira. A professora Keilla conversou e encantou os estudantes através dos conceitos sobre a importância da educação financeira para a vida e a carreira. Ela abordou também sua trajetória pessoal e profissional, os desafios da sua carreira e, compartilhou com os jovens concluintes do Ensino Médio, a importância do planejamento de vida e o quão prudente é  saber a hora certa de promover mudanças capazes de alterar o rumo da sua história.

A segunda palestrante foi Drª Aline de Matos Vilas Boas, graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestrado em Odontologia subárea Periodontia pela Universidade de Taubaté e Doutorado em Odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017). Atualmente, é coordenadora do curso de Odontologia do Centro Universitário UniFTC – Feira de Santana. A carismática e entusiasta dentista conversou com os estudantes sobre a carreira odontológica, seus desafios, curiosidades e tendências. Segundo a professora de Empreendedorismo Marivânia Araújo, responsável pelo projeto, foi um momento rico, descontraído e empolgante, pois a Drª Aline demonstrou o quanto que a escolha profissional alinhada ao seu perfil pessoal pode dar certo quando executamos com amor, entrega, empenho, empatia e dedicação.

O terceiro palestrante foi o jovem talentoso jornalista Adilson Muritiba. Ele encantou os estudantes com sua trajetória pessoal e profissional. Sua paixão, alegria e dedicação impactaram de forma positiva os alunos, que não viram o tempo passar. Adilson é formado em Letras com inglês pela UEFS e Jornalismo pela FAT. Atua como repórter da TV Subaé e apresentador do Café das 6, na rádio Globo. Seu Empreendedorismo pessoal e sua carreira profissional comprovam a importância da meritocracia, da disciplina, do esforço e da capacidade de acreditar.

“Gostei muito das palestras!! Ter a oportunidade de conversar com profissionais de diferentes áreas nos ajuda a expandir os horizontes e assim decidir qual a futura carreira. A palestra de Adilson Muritiba, em especial, me ajudou muito a entender a importância de se dedicar e lutar pelo que se quer”. Emily Carolline Borges, estudante da 3ª série do Ensino Médio.

O colégio Santo Antônio preza por uma formação que prepare os jovens estudantes para a vida, já que eles almejam a sua realização pessoal, e não apenas uma ocupação, quer desenvolver suas potencialidades, experienciar o que almejou como profissão, ser agente de transformação social, empreendedores com narrativas de vidas inspiradoras.

Veja também



Listar mais »