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Código de Conduta de Ética – CSA

COLABORADORES E AMBIENTE DE TRABALHO
Todos temos o papel de fomentar uma cultura baseada no respeito mútuo!
Valorizamos a contribuição que cada pessoa pode trazer ao CSA.
Acreditamos que somos mais completos quando contamos com pessoas com experiências diversas, talentos e ideais diferentes, que trabalham juntas em um ambiente que permite a contribuição e utilização desses talentos.
Valorizamos atitudes como:
– Tratar a todos com respeito;
– Ouvir e encorajar os demais a exporem suas ideias e sugestões;
– Respeitar as diversas culturas.

Respeito ao outro
Tratamos todos com igualdade, respeito e dignidade. Esperamos que aqueles que trabalham conosco venham a agir da mesma forma.
Recomendamos que nossos colaboradores baseiem suas decisões de trabalho no mérito, exercendo nosso valor e reconhecimento, e jamais em
critérios como raça, cor, origem, procedência, classe social, posicionamento político-partidário, gênero, religião, orientação sexual, idade, aspecto físico, necessidades especiais ou qualquer outra forma de discriminação.
Não toleramos mensagens, brincadeiras ou piadas inadequadas ou baseadas em discriminação ou preconceito. Respeitamos a livre associação
sindical dos colaboradores e as atividades políticas e religiosas.

 

Ambiente livre de assédio
O CSA se preocupa em manter um ambiente de trabalho harmonioso e almeja e encoraja um bom relacionamento entre nossos colaboradores. As relações no ambiente de trabalho devem pautar-se pelo respeito mútuo e valorização da diversidade.
Não toleramos condutas que possam caracterizar assédio moral ou sexual, nem qualquer forma de discriminação, seja em razão de raça, cor,
origem, procedência, classe social, posicionamento político-partidário, gênero, religião, orientação sexual, idade, aspecto físico ou necessidades especiais. Todos temos o papel de fomentar uma cultura baseada no respeito mútuo.

Faça o que é certo:
– Não faça comentários machistas, racistas, homofóbicos ou preconceituosos de qualquer tipo, nem como piada ou brincadeira.
– Não abuse ou explore sua posição hierárquica para obter qualquer tipo de vantagem ou favores, de qualquer tipo.
– Jamais condicione um trabalho ou uma promoção a qualquer tipo de favorecimento.
– Não isole um colaborador de forma proposital, tampouco o impeça de se expressar sem justificativa plausível.
– Evite comentários depreciativos ou potencialmente humilhantes.
– De preferência, não advirta ou apresente críticas negativas isoladas a colaboradores em público.
– Não inicie ou mantenha envolvimento afetivo ou amoroso de qualquer natureza com alunos(as), independentemente da idade do(a) aluno(a).
– É recomendável que colaboradores com envolvimento afetivo ou amoroso não trabalhem na mesma linha hierárquica, área ou áreas
interdependentes. Dentro do CSA, as relações devem ser prioritariamente profissionais.

Quando o assunto é álcool e fumantes ativos
Faça o que é certo:
– É terminantemente proibido o uso de álcool ou cigarro nas dependências do Colégio. Somos referência em boas práticas de cuidado com a saúde. O ato de educar é um processo constante e é, em sua essência, um processo social.

Somos exemplos para nossos alunos.
– Não consuma drogas ou álcool publicamente utilizando o uniforme ou o crachá do CSA.
– Jamais ingresse em nossas dependências ou desempenhe atividades de trabalho sob efeito de drogas, álcool ou outras substâncias entorpecentes.

Trabalhos externos do colaborador
De forma geral, o colaborador pode ter um emprego fora do CSA, desde que ele não interfira em seu interesse de realizar seu trabalho para a nossa empresa e que seja fora da sua carga horária disponível ao Colégio. Nesse sentido, evite ter outras demandas que possam afetar, ou parecer afetar, seu trabalho no Colégio.

Em qualquer situação possível de conflito de interesses, pergunte a si mesmo:
– Meus interesses pessoais podem interferir com os interesses da empresa?
– Qual é a impressão causada para outras pessoas, dentro ou fora do CSA, quanto a minha conduta? Há uma explicação? Eu me sentiria confortável em ver minha conduta estampada na capa do jornal?

Faça o que é certo:
– Se você possui dois ou mais empregos, seja ético em cada uma de suas funções dentro de suas respectivas instituições.
– Não use seu horário de trabalho, recursos ou relacionamentos do CSA para atividades a serviço ou em benefício de outra empresa ou para benefício pessoal.
– Não faça trabalhos particulares para outras pessoas da empresa, nem mesmo fora do horário de trabalho.
– Não venda produtos ou serviços dentro das dependências do Colégio.

Terceiros
Relacionamento com parceiros fornecedores e clientes
É obrigação de todos dentro do CSA valorizar e respeitar os nossos parceiros, fornecedores e clientes. Essa relação amistosa é saudável desde que não ultrapasse alguns limites. Receber cortesias, brindes, presentes, gratificações, descontos em transações de caráter pessoal, viagens, convites para participar de eventos oriundos de clientes, parceiros ou fornecedores pode levar a reais ou aparentes conflitos de interesses e aumentar o risco de graves problemas de suborno e corrupção. Para evitar tais questões, os colaboradores deverão estar atentos a algumas restrições apropriadas para a oferta e o recebimento dos mesmos.

Faça o que é certo:
– Sempre trate os clientes, fornecedores e consumidores com justiça, honestidade e respeito.
– Não aceite presentes, favores, empréstimos, serviços especiais, pagamentos ou tratamento especial de qualquer espécie dos nossos
clientes (pais do Colégio). Exceções a essa regra são lembranças que tenham baixo valor.
– Comunique ao seu gestor sobre o recebimento de qualquer brinde ou presente diferente do acima descrito (inclusive convites para shows,
espetáculos etc.), para que a pessoa ou entidade que ofereceu o brinde ou presente seja devidamente comunicada sobre a política de
recebimento de brindes do CSA.
– Encaminhe todo e qualquer brinde ou presente (inclusive convite para shows, espetáculos etc.), diferente do descrito acima, para o gestor
da sua área para realização de sorteio entre todos os colaboradores.

Contratação de fornecedores de bens e serviços
Como a atuação dos nossos fornecedores e parceiros comerciais pode afetar a imagem do CSA, todos os colaboradores devem auxiliar na prevenção de que as atividades de nossos terceiros prejudiquem de alguma forma o Colégio. Assim, devemos sempre selecionar cuidadosamente os nossos fornecedores por meio de processo de seleção criterioso e objetivo.
Ao negociar com terceiros, fique atento aos sinais de risco que podem indicar que nossos contratados estejam envolvidos em corrupção ou irregularidades. Analise com cuidado a sua reputação, a clareza dos contratos, as condições de pagamento e a razoabilidade dos valores envolvidos.

Faça o que é certo:
– Exija de nossos fornecedores que seus colaboradores respeitem os princípios éticos e os compromissos de conduta definidos neste Código, em especial quanto à tolerância zero à corrupção – para esse fim, explique as políticas de conduta adotadas pelo CSA.
– Selecione e contrate fornecedores de bens e serviços baseando-se, exclusivamente, em critérios legais e técnicos de qualidade, custo e
pontualidade.
– Exija que o fornecedor tenha um perfil ético em suas práticas de gestão e de responsabilidade social e ambiental, recusando-se a praticar atos de concorrência desleal, trabalho infantil, trabalho forçado ou compulsório e outras práticas contrárias aos princípios deste Código, a nossas políticas, aos procedimentos internos e às leis.
– Não contrate a si mesmo, parentes seus ou de pessoas da sua equipe (sua linha hierárquica) como fornecedores.